Migração para banda Ku: emissoras poderão optar em usar ou não CAS do SAT HD Regional

De acordo com informações obtidas com um membro do GT da Migração das Parabólicas, as emissoras terão a opção de usarem ou não o CAS do SAT HD Regional, Verimatrix e Nagravision 3, em suas transmissões na banda Ku. 

"Ficou decidido que as emissoras poderão optar em usar ou não o CAS. A Embratel terá três portadoras em teste dia 30 de abril, e o objetivo é já testar com Verimatrix e Nagravision 3, mas provavelmente todos os receptores do legado HD Regional vão ter que ser atualizados com pendrive, isto depois que as fabricantes atualizarem o software e testarem", explicou o profissional. 

Além da Globo, que disponibilizará suas 17 afiliadas que já estão disponíveis no SAT HD Regional do StarOne D2, a Record, Band e SBT já se preparam para também oferecerem suas regionais próprias ou afiliadas. 

Neste início de TVRO em banda Ku não haverá muita diferença do que já temos na banda C, conforme apuramos. 

As emissoras em banda C, de diversos satélites, que manifestaram interesse em transmitir na banda Ku terão até 30 de maio para disponibilizarem seus sinais na nova faixa, no entanto, os canais legislativos pediram um prazo maior, de 18 meses, para fazerem o mesmo. A Anatel ainda não julgou o pedido. 

 

Da Redação do Portal BSD: Lenildo da Silva 

AVISO IMPORTANTE

Este site tem o objetivo de servir a estudantes, sathobistas e profissionais instaladores de antenas parabólicas espalhados por todo o território brasileiro e sul-americano, transmitindo-lhes conhecimentos técnicos que os capacitem a alinhar suas antenas com os satélites que transmitem sinais na condição free-to-air (FTA). Mesmo os profissionais que atendem a operadoras de serviços DTH têm neste site uma base de informações para fazê-los capazes de instalarem suas antenas. Toda tentativa de busca de recepção não lícita ou não autorizada de canais encriptados, não FTA, não tem como base ensinamentos deste site.